segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Palmas(clap,clap): a minha PTA faz 4 meses !

Hoje a minha PTA faz 4 meses!!
Não, PTA não é um palavrão! PTA é a sigla para Prótese Total da Anca!

Estou muito contente com a recuperação, as vitórias que tenho tido, a adaptação do meu corpo á PTA e o ter de, criativamente, arranjar soluções para outro handicaps que surgem com a prótese. A necessidade faz o engenho, não é o que o povo diz??
Uma das limitações que passo a ter é não poder flectir a minha perna esquerda a menos de 90º, para não fazer saltar fora do sítio a cabeça articular da PTA.
Por isso, perguntava: como é que calço as meias?e mais difícil, os collants? como calço os sapatos? como corto e pinto as unhas? como apanho objectos do chão? como alcanço as gavetas e prateleiras do fundo dos móveis?como entro e saio da banheira? como devo...?

Entretanto, com o tempo a passar e eu a aprender, já consegui descortinar truques e soluções para estes quotidianos.
E mais soluções preciso de encontrar ainda para mais outros detalhes da vida diária que antes até a mim me passavam ao lado de tão triviais que eram. Agora não! Tudo é muito importante para processar novas reacções, mobilidades e atitudes no cérebro.

Por exemplo, para apanhar coisas do chão existem uns ganchos compridos, do género dos apanha-folhas dos jardineiros. Mas se tenho que estar algum tempo a fazer algo abaixo do nível dos joelhos, então o melhor é ajoelhar-me, mas mesmo isso tem uma forma correcta de ser feita: tenho que ,primeiro, apoiar-me em alguma coisa (um banco,por exemplo), depois é sempre a perna fraca a ir com o joelho ao chão e só depois a boa; para me levantar, a perna fraca (a esquerda) é a última, apoiando-me com as mãos no banco e firmando bem o pé direito no chão com o joelho direito a 90º, faço impulso e vou-me levantando, levando por acréscimo a perna esquerda a levantar-se. Tudo para evitar que a anca esquerda não sofra e para cuidar da PTA porque esta tem um longo prazo de validade se for bem estimada!

Agora estes pequenos truques ( e muitos mais) ainda não são feitos de forma mecânica, mas o cérebro há-de processar tudo a mais velocidade, sem eu ter que parar, pensar e concentrar-me no que vou fazer!

Ontem á noite, domingo, fui ao cinema com uns amigos! Gostei da ida, já não ia há meses...Mas cheguei á conclusão que me cansa muito estar tanto tempo sentada na cadeira do cinema, mesmo sendo confortável e almofadada! Talvez haja cinemas com os assentos um pouco mais altos que os 90º! Ou terei que andar com uma almofada debaixo do braço??

Sem comentários: