sábado, 5 de janeiro de 2008

Hoje a minha Prótese faz 6 meses!

O tempo cura tudo, não é?
Lentamente, vou recuperando e aprendo de novo a andar com um elemento metálico de crómio-cobalto dentro de mim. Sou uma espécie de andróide modernaça! Eu própria digo contente a toda a gente:tenho uma perna nova! E antes, quando tinha dores intensas e tinha que viver o meu quotidiano eu dizia sempre, quando muito saturada de dores e cansaço quase incapacitante, "Quero uma perna nova!"
Já a tenho, desde o dia 5 de Julho de 2007!

Correu tudo bem e está a correr! O meu obrigado ao meu cirurgião (ele sabe, já lhe telefonei a dar notícias), e claro, ao cirurgião-ortopedista que me acompanha aqui em Bragança; a toda a equipa médica que me acompanhou durante a cirurgia (os anestesistas então, tiveram um momento trabalhoso para acertarem com o local certo para introduzirem a agulha para a Anestesia Raqui, devido ao meu desvio ligeiro da coluna, uma Escoliose pouco acentuada); ás enfermeiras e enfermeiros ;e aos auxiliares , mas sobretudo á minha família (especialmente a minha mãe) e amigos que me apoiaram muito nos onze dias de internamento e no primeiro mês de total dependência . Agradeço também aos Bombeiros Voluntários do Funchal que me transportaram cada três dias da semana até à Medicina Física e de Reabilitação , e também claro, á terapeuta Teresa do Hospital Cruz de Carvalho, do Funchal, assim como ao enfermeiro David, especialista em fisioterapia. Depois,em casa,fui recuperando lentamente mais alguma autonomia.
Hoje é outro dia de festejos! Posso despedir-me finalmente, durante alguns longos anos, das minhas amigas "canadianas" (ou muletas, ou cajatas, como os transmontanos as chamam). Desde hoje que a minha fisioterapeuta -a divertida e jovem amiga Terapeuta Sara- autorizou a largar gradualmente ,ao longo do fim-de-semana, as minhas amigas. Nestas últimas semanas era a canadiana direita que me acompanhava mais do que me apoiava. Só a usava mais nas escadas, que ainda não é algo completamente seguro e confiante para mim, para os declives dos terrenos e para as passadeiras de peões (que toda a gente sabe que o tempo para passar para o outro lado é muito curto). Mas agora já a posso abandonar em casa desde hoje. ( Tenho que lhe fazer uma Festa de Despedida!)
O dia está chuvoso, com chuvinha miúda, mas hoje de manhã tomei coragem e fui sozinha, sem a minha amiga canadiana, até á Pastelaria aqui perto de casa, não dando muito caso aos "Ai Jesus, filha, que está a chover!Será que consegues?" da minha mãe. Consegui, mas tinha consciência que o percurso era curto. Voltei a repetir á tarde, para o café depois do almoço. Correu muito bem!
Estou sorridente hoje, embora um pouco amassada muscularmente! Amanhã aventuro-me num trajecto maior!

2 comentários:

Lina disse...

Parabéns por mais esta vitória! Agora é só manter a cabeça levantada e seguir em frente!
Não se esqueça de ir pintando de vez em quando :)

Judite Pitta disse...

Olá Borboleta Ana Luisa
A sua descrição é tão real, que me comove, acredite. Explica lindamente todo o seu sentir e isso só é realmente possível a quem tem um espírito muito são e bom como o seu deve ser. Fico feliz por saber que tudo vai correndo bem consigo. Oxalá que continue a ter forças para superar todas as dificuldades, mas vai conseguir certamente. Sempre em frente Ana Luisa, e um grande beijinho para si