domingo, 11 de maio de 2008

Artesãos de Bragança em vias de criar uma Associação???

Somos já cerca de 20 artesãos a expôr no Centro de Artes com o apadrinhamento da Junta de Freguesia da Sé de Bragança.
Desde que eu entrei para este grupo em Setembro de 2007 que é apresentada, pelo Presidente da Junta de Freguesia da Sé, Paulo Xavier, a ideia que o grupo pense em criar uma Associação de Artesãos do Conselho de Bragança. Nas sucessivas reuniões que já tivemos a ideia foi várias vezes repetida e lentamente digerida pelos artesãos do grupo. Na última reunião que aconteceu na passada quinta-feira ,dia 8 de Maio , onde se escolheu o logotipo vencedor que representasse o Grupo de Artesãos fez-se força para a que a dita Associação fosse decidida. Tanto a Direcção Executiva da criação do Centro de Exposições como a maioria dos Artesãos fez força para que a mesma fosse avante. E finalmente decidiu-se pelo Sim , ainda que cerca de cinco artesãos não estivessem presentes na Reunião.
Infelizmente estas reuniões de Artesãos não são de todo harmoniosas, sendo muito barulhentas, onde são discutidas, muitas vezes, picuíces sem importância alguma que bem se podiam contornar. Bem sei que as "coscuvilhices" ás vezes até são saudáveis (sei isso pela experiência das muitas reuniões de Concelhos de Professores, na discussão de notas ou progressos dos alunos, pois funcionam como descontração e pausa na tensão), mas o tempo útil destas reuniões resulta muito pequeno!
O que aconteceu foi que não aconteceu! Mais uma vez, após um ligeiro passo para a frente, por causa de certo artesão muito renitente e muito retrógado (para não chamar outra coisa) a acção de começo de criação da Associação, nomeadamente os Estatutos da mesma e a eleição do Corpo Directivo, não foi sequer iniciada!
Este grupo de artesãos, que pouco se conhece, que pouco se tem reunido, que é (pelos vistos, na sua maioria) muito egoístico não é nada unido! A maioria dos artesãos sãos mais velhos, já ultrapassaram os 40 anos, tendo a outra minoria ente os 25/26 e os 35 anos.Ora é uma parte dos artesãos mais velhos que está a pôr entraves, amarras, travões, bolas de chumbo nos pés aos outros e que não deixa esta grupo de artesãos promissor avançar!
Infelizmente tenho de concordar que este grupo não é unido ,NÃO TEM FORÇA! E quando não se veste a camisola , há poucas probabilidades de ir além, de avançar, de crescer!!
Mas porque é que os que querem ir frente com este projecto, eu incluída, não nos unimos e nos deixamos de diplomacias, ou de calar a boca ( e engolir sapos) a quem tem uma voz irritante!! Temos que bater o punho na mesa!!

Temos que ir buscar a força em algum lado ... e não desmotivar!!

Este Projecto de criação de uma Associação de Artesãos do Concelho de Bragança tem possibilidades de ir para a frente, ainda que agora pareça que não!

Toda a gente saiu da dita reunião muito irritada com nuvens negativas a pairar sobre a cabeça. Apenas ficou decidido que, dadas as tão insólitas dúvidas (mas compreensíveis) e de tal atitude tão retrógada de certo artesão, seria convidado um Senhor Artesão de grande força e postura, conhecido pelo Presidente Paulo Xavier, e que é Director de uma dada Associação com muita força, para nos esclarecer sobre o processo e mais valias dea criação de uma Associação.Esse Senhor, conforme a sua disponibilidade, virá dar-nos uma Acção de Esclarecimento a ver se abre certas mentes...ou se as afasta de vez, já que não deixam avançar as outras mentes mais claras!!

Entretanto, ainda furiosa com o sucedido cada vez que me lembro, andei a pesquisar na Net sobre Associações de Artesanato. Encontrei aqui uma Associação de Artesãos da Região Norte


e aqui uma Associação de Artesãos da Serra da Estrela.

Continuei a pesquisa e reconheci outros nomes de associações que já tinha visto em cartões de visita e Panfletos aquando da minha presença no 1ºFestival Gastronómico de Trás-os-Montes. Foi aqui no site da PPART -Programa para a Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais.

Há ideias semelhantes já concretizadas , por isso não vejo porque NÓS não possamos também conseguir!! Ficávamos todos a ganhar!

1 comentário:

Anónimo disse...

Cara colega artesã:
É muito facil falar em associações, mas não esqueça que associações requerem tempo, comprometimento da parte de muitos, embora viesse a ser uma associação sem fins lucrativos implica a participação de muita gente, e pelo que sei sobre os artesãos de Bragança exceptuando 2 ou 3 que vivem realmente do artesanato os outros têm trabalho, inclusive a menina que trabalha como professora nas ilhas. Agora diga-me como pretende funcionar na associação?
Pois é, daí não dá para gerir.
Pois cara colega, pense bem antes de abrir a boca.
Atenciosamente uma artesã que conhece muito bem as associações, e o trabalho que dá.
Bjnhos