quinta-feira, 8 de maio de 2008

Contente por...

Estou contente por já ter conseguido arranjar um truque mental para eu conseguir andar direitinha e menear um pouco as ancas,
como qualquer mulher normal!


Quem não me conheceu antes da operação de colocação da Prótese Total da Anca (PTA) não sabe do que eu estou a falar! Viam que eu tinha um jeito próprio de andar, achavam diferente mas depois assumiam como eu sendo assim mesmo, não diziam que estava errado; a não ser quando estava mesmo muito cansada e tinha mesmo que mancar, aí as pessoas perguntavam se eu me tinha magoado!

Mas esta minha forma de andar estava errada porque quando não tinha o calçado ortopédico eu andava só com a ponta do pé apoiada no chão( e já muito rodado para a esquerda para sustentar melhor o meu peso) e o calcanhar no ar. É lógico que este meu esqueleto se teve que adaptar assumindo posturas erradas como certas, porque o nosso organismo humano se adapta a tudo. Então, além de outros movimentos e posturas, eu não estava habituada a menear as ancas, pois a anca acompanhava o tronco para conseguir levar a perna a um passo á frente, e outro e outro, para perfazer o "andar".Ou seja, anca esquerda e tronco eram um só! Eu costumava dizer, gozando comigo,nos meus piores dias que eu era uma pata a andar, porque balançava de um lado para o outro, não meneava as ancas.

E é muito difícil menear as ancas!! Difícil porque 31 anos de más posturas baralharam o meu cérebro e assumiram esse andar errado como o certo! Ás vezes tenho que parar na rua, inspirar e dizer para mim "-Pára, Ana Luisa, raciocina!Estás a andar mal!!Começa outra vez!" E lá vou eu a observar-me discretamente nas montras de vidro durante a minha caminhada diária de uma hora. É dificil agitar as nádegas como aquela mulher...ou aquela...Mas ás vezes o cérebro distrai-se com outros voôs e não está atento á forma como ando, voltando atrás, buscando as más posturas que estão mais mecanizadas. Tenho que estar sempre alerta! Sempre! Tem dias que mesmo parecendo ter feito tão pouco estou mesmo cansada!





Mas é tão giro andar com os dois calcanhares assentes no chão! É tão bom sentir que a pele do meu calcanhar esquerdo está a tornar-se mais dura e já não parece de bébé!


EU não digo que vá conseguir andar com languidez sensual como uma modelo, mas que consiga apenas agitar um pouco as minhas nádegas... E hoje estou contente porque durante os vinte minutos que estive a andar na passadeira frente ao espelho, na Fisioterapia, a treinar a marcha com algumas orientações e novas estratégias das terapeutas eu lá consegui arranjar um truque mental que me fizesse separar o levantar a coxa e manter o tronco no sítio, não o rodando. Desde Janeiro deste ano de 2008 (desde que larguei definitavente a segunda canadiana) que treinávamos a forma de o tronco e a anca não rodarem em bloco, porque cada coisa é só uma; mas só hoje o meu cérebro descortinou uma forma de aceitar essa mudança! E sorri, confiante! Agora , FORÇA PARA A FRENTE e a ver se não me esqueço desse truque mental!


E já que hoje estou numa de "cronicar" sobre a minha PTA vou publicar aqui uma imagem que ilustra em que consistiu a minha operação á Coxartrose de sequelas de Luxação Congénita da Anca. Para além de esclarecer muita gente e assim me compreenderem melhor quero acreditar que também estou a ajudar (com esta minhas Crónicas espalhadas neste blog) quem já foi sujeito a esta intervenção cirúrgica de algum risco ou quem ainda poderá eventualmente vir a ser submetido a ela!
Como se pode compreender pela imagem eu não tenho a cabeça articular do fémur e no seu lugar está uma "bola de ping-pong" de crómio cobalto onde encaixa um fémur metálico que entra pelo fémur de osso adentro. Esta prótese não está fixa (ou, em termos médicos, é não cimentada) , o que quer dizer que se bem cuidada e findo o seu prazo de 25 anos de validade ela pode ser substituida por outra PTA fixa, para a idade maior que são os 56 anos! Será uma nova outra vida, não é?
É precisamente esta a minha PTA! E está apresentada!
Não é fabuloso o que a Medicina consegue fazer???

Porque isto ,a PTA, não é nenhuma bicha de sete cabeças e a nossa vida depois dela não acaba, porque ficamos mais frágeis! Pelo contrário: a nossa vida começa de novo!!

Temos uma perna nova, uma nova postura.

E o desafio torna-nos mais fortes!

1 comentário:

Elisabeth disse...

Olá Ana...

Estava a pesquisar na net sobre, luxaçao congénita da anca e deparei-me com o seu blog...a minha mão tb nasceu com o mesmo problema mas só foi detectado quando ela tinha 2 anos. Foi operada 2 vezes para ser corrigido mas ao longo dos anos foi ficando cada vez pior...hoje, já com 49 anos, foi operada, onde lhe colocaram uma prótese total da anca. Infelizmente as coisas nao correram muito bem...passados 8 dias da operaçao teve alta mas ela dizia que tinha dores na virilha mas o fisioterapeuta disse que era normal...quando chegou a casa a prótese deslocou-se e depois de várias tentativas falhadas de porem a protese no lugar, neste momento está novamente em Coimbra á espera, se operam novamente ou nao. Fico muito contente por ter corrido tudo bem consigo. Compreendo pelo que passou e está a passar...á minha mae tb lhe fez muita confusao andar normalmente...foram muitos anos.Ao ler o seu post fiquei mais esclarecida...obrigada ;)

Muitas beijocas e felicidades!

Elisabeth