sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Está a nevar em Bragança...

(Estas fotografias são antigas. Datam de Fevereiro de 2005.)






Hoje nevou em Bragança!
...E eu não estou lá!



Estou numa ilha tropical...e tenho saudades do frio fresco cortante nas faces, mas leve e fresco de respirar (ao contrário das variações de temperatura da ilha que me fazem sempre ficar, pelo Outono ou Primavera, com faringite ou ataques fortes de sinusite).Já estava desabituada .O fim-de-semana passado curei uma espécie de gripe-sinusite, criada com muita ajuda da água fria da piscina onde faço Hidroterapia.


Apetece-me o calor de uma lareira, umas torradas na grelha aquecida nas brasas, uma posta de vitela assada na brasa com batatas cozidas com casca e regadas com azeite puro das azeitonas do meu pai ; apetece-me aquecer e enfeitiçar os olhos com o vermelho fogo das brasas, as golas altas quentes, os casacos peludos e quentinhos...até umas meias aconchegantes e umas luvas ao sair à rua.


Mas aqui na Madeira não há propriamente Inverno, nem Outono, a não ser nos Picos (no Areeiro também chega a nevar) e nas zonas do Norte, Santana ou São Vicente, ou no interior,no Curral das Freiras (onde já dei aulas), mais frio e húmido!

A paisagem é quase sempre verde e o mar está sempre à nossa volta. Não é que não goste, mas... preferia estar em clima mais mediterrâneo e não tropical. «Vou gostando...», costumo dizer. Mas este clima tropical até me fez sentir muito bem nos últimos tempos, pois por ser mais quente, não eram tão incomodativas as minhas dores e desatinos ósseos.


Quando regressei, em finais de Outubro ,era Outono em Bragança.(Já passou um mês??) Aqui não! Tudo verde!! Mas encontrei este arbusto que me faz vagamente lembrar o Outono.E assim faço Outono na Madeira, recriando as cores do mesmo a partir desta planta.





1 comentário:

APO (Bem-Trapilho) disse...

que lindo o arbusto!!!
tb adorei as tuas artes!
bjinhos