domingo, 7 de dezembro de 2008

Ginástica na rua

Descobri , logo nos primeiros dias do meu regresso à Madeira, onde poder fazer ginástica, perto de casa e sem custos. Assim, quando não trabalho, sempre que posso (especialmente aos fins-de-semana) desço e subo estas escadas.





Ao todo, se subir também as escadas do meu prédio, até ao meu apartamento, são ,numa ida, 210 degraus!
É um excelente exercício, tendo em atenção a forma correcta de descer um degrau, que é assentando primeiro o calcanhar e só depois a ponta do pé e não ao contrário, como toda a gente faz.
É obviamente mais difícil descer com o calcanhar e temos que o fazer mais lentamente, mas é esta a forma correcta de descer escadas, como as fisioterapeutas me ensinaram.
Para subir escadas devemos assentar bem toda a planta do pé dentro do espaço do degrau e não apenas a ponta do pé. Assim, na forma correcta, se nos desiquilibrarmos, o risco de cair é menor. O mais incrível é que não vejo quase ninguém a subir e a descer escadas da forma correcta. Toda a gente o faz erradamente e sempre muito apressados. Mas eu também só aprendi há cerca de um ano atrás, quando comecei a largar as canadianas e a treinar a marcha nas escadas. Tão longe já, esses dias de Fisioterapia com a terapeuta Sara!
O gato que aparece numa das fotografias estava a passar e decidiu sentar-se assim que eu cliquei no botão. E posou bem.

Sem comentários: