segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Rosquilhas da Avó ... um sabor de Trás-os-Montes na Madeira

Hoje lanchei chá de casca de limão e duas Rosquilhas! Bem bom!
Há dois fins-de-semana lembrei-me de pôr as mãos na massa e fazer Rosquilhas, um biscoito duro,tradicionalmente feito num forno a lenha, que a minha avó Ana tinha sempre guardado num humilde mas requintado pote de ferro preto.Quando  nós,os netos,chegávamos à aldeia (Lagoa) a avó dáva-nos sempre um miminho: uma saborosa Rosquilha. Sabia bem melhor que uma Bolacha Maria!

 Ando a experimentar o fazer das Rosquilhas. Esta é a minha segunda vez , sózinha, mas ainda não cheguei áquele sabor de que me lembro. Ainda não acerto nas quantidades e na mão ao modelar os biscoitos. Tradicionalmente deviam ser em forma de "S". Mas está lá perto. O cheiro, o aspecto, o sabor. Humm! Ás vezes abro a lata só para absorver o cheiro das Rosquilhas e fazer-me transportar aos dias simples de ser criança.
Este biscoito dura meses, se bem acondicionado e, como é seco, é um excelente acompanhameno para um chá de ervas do campo (não de saqueta), que é para o sabor ser mesmo campestre e natural.

1 comentário:

Susana Mendes disse...

Adorei ! Guardaste alguma para mim? Sabem tão bem como as da avó Ana? Quero que faças mais...e que as tragas, claro! Pode ser?