quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Produção artesanal da seda em Freixo de Espada á Cinta - Parte 1



Nestas imagens a Susana Martins explica e mostra aos visitantes como se agarra o fio de seda pelos casulos do bichinho da seda. A Dª Maria Amélia está constantemente a dar á manivela para que o fino fio de seda se vá enrolando neste tipo de "dobadoura" (não é o nome correcto), mas ...
...espera que ela dê o sinal enquanto mostra como se faz para agarrar o fio de seda por entre os buraquinhos da escumadeira. A água da caldeira de cobre está quente (aqui na exposição por meio de uma resistência de colocar na água) e com a ajuda de uma vassourinha de giesta ...
________________________________________
Só para ver in loco o fabrico artesanal da seda através dos casulos do bicho da seda já valeu a pena ir ao Festival. Fiquei encantada! A Susana Martins e a Dª Maria Amélia Quintas explicavam de muito bom grado todo o processo.

2 comentários:

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Que loucura seu blog, adorei ,fiquei encantada com que vi. Parabéns.meu blog é marthacorreaonline.blogspot.com

Unknown disse...

Sou José Dias, aluno do Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros.
Estou a realizar um trabalho onde o tema será: Caracterizar o artesão Português (tecelagem artesanal). Porque é uma área que tem grande significado para mim.
Não podia deixar de dar os parabéns do seu blog e na importância que dá aos trabalhos artesanais de seda em Freixo de Espada à Cinta.