quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Produção artesanal da seda em Freixo de Espada á Cinta - Parte 3

E dos 28 (já não tenho a certeza se são 28 ou 21) fiozinhos de seda da meada, lavada e limpa em muitas águas, que faz a trama de um só fio de seda se podem realizar paninhos, toalhas e pequenos lençóis com um brilho sedoso como esta toalha de baptismo mas que tem a grossura e a gramagem de quase um pano de linho, embora seja de aparência mais brilhante. O preço de uma peça assim tem que ser mesmo o mais justo e merecido! !

Na imagem abaixo mostra-se um emaranho de trama de fios de seda dos casulos de onde as crisálidas já nasceram. Como os casulos foram furados e assim os fios de seda foram cortados chama-se á seda resultante de Seda de Segunda. A trama dos fios de seda feita com este tipo não é tão perfeita como a Seda de Primeira pois os fios resultam mais grosseiros, com mais nós, sendo por isso uma seda de segunda qualidade.

A seda tecida produzida deste modo artesanal, tanto de Primeira ou de Segunda, é de cor pérola, amarelada e com um brilho suave, com um toque macio mas de tecido espesso como o linho embora mais maleável.
Esta seda não tem nada a ver com a seda produzida e tratada industrialmente!Mas é linda, tão linda! E NÃO! Não se pode pintar como os lenços pongé ou crepe satin.

Nas imagens seguintes a Associação para o Estudo, Defesa e Promoção do Artesanato também aproveita os casulos furados dos bichinhos da seda para outros fins. Com imaginação criam-se belos botões de flores ( como na jarra abaixo) ou ramos de rosas aplicadas num quadro (do qual não tirei fotografia,encantada que estava!).

Parabéns a esta Associação! Fiquei com o contacto e quando for, de novo, algum dia a Freixo de Espada à Cinta hei-de visitar estas artesãs fantásticas ( e as outras, que as há). Se lerem estas páginas, beijinhos para vós e corrigam-me se não entendi bem a lição!

Contactos:
Artesãs: Susana Martins
Maria Amélia Quintas
Associação para o Estudo, Defesa e Promoção do Artesanato
Largo do Outeiro,6
5180-118 Freixo de Espada à Cinta

Telefone: 279 658 190
Fax: 279 658 190

1 comentário:

Judite Pitta disse...

Olá Borboleta. Seja bem vinda no seu regresso. E obrigado por nos facultar ests fotos e as informações tão preciosas sobre a seda. Eu por mim desconhecia totalmente, mas vou entrar em contacto com elas.
Vá mostrando coisas lindas