sexta-feira, 2 de maio de 2008

Estou na Feira das Cantarinhas


Uma passagem rápida para justificar a minha ausência.

Estou a participar numa Feira de Artesanato, aqui em Bragança, aquando da Feira Anual da cidade de Bragança, a chamada Feira das Cantarinhas. Agora já não é igual, mas de pequena guardo a lembrança de ar de festa quando acontecia esta Feira: os raminhos de cerejas, o almoço em casa com os primos que vinham de Macedo de Cavaleiros e Chaves, os carrinhos de choque, os balões de ar quente, o algodão doce...

Partilho o meu stand com duas amigas artesãs, a Sandra Barbosa e a Vera Santos para nos ajudarmos com os gastos do aluguér do espaço e com os horários no stand. A Feira começou a 30 de Abril e termina a 4 de Maio e decorre das 10h30 até ás 24h com fecho de hora e meia para almoço e jantar se os artesãos quiserem. Quarta-feira e hoje, sexta, a Feira não foi muito boa. Ontem quinta-feira, feriado, foi bom! Consegui vender dois lenços de seda, para além da bijutaria em Fimo. Durante o Fim-de-semana também deve correr bem, se o tempo se aguentar assim solarengo.

Esta Feira de Artesanato já acontece pela vigésima segunda vez, mas anexada á Feira das Cantarinhas, por isso são duas Feiras. A tradicional Feira das Cantarinhas (com frutas e vegetais, madeiras e vergas, tachos e panelas, louças e quinquilharias, sementes e plantas, colchas e mantas, roupas e artigos de agricultura, fritos e pipocas, tremoços e raminhos de cerejas entrançadas, negócios e trocas...e é claro, as tradicionais cantarinhas de barro em miniatura e os pretinhos de barro) já acontece há mais de cinquenta anos, variando já os lugares na cidade onde essa Feira pousa os arrais. Já não vinha visitar Bragança nesta altura desde que estou na Madeira. As duas Feiras têm muita fama e há imensos artesãos e feirantes que vêm a Bragança. Há muita oferta e concorrência. Eu contei 69 barraquinhas na Feira de Artesanato!
Há muitas coisas bonitas, muita variedade... e muita bijutaria. Mas lenços de seda só sou eu e as pessoas começam a reconhecer. Há muitos turistas espanhóis e franceses ( e alemães) que reconhecem de imediato a técnica destes "panuelos". Mas, apesar de não ter os meus lenços a preço muito justo para o trabalho que têm, acham caro!!
Tirando o cansaço eu gosto do contacto com o público desta forma, uma vez por outra! Não ficamos num lugar muito priveligiado: a Rua Alexandre Herculano, ainda que pedonal, tem menos trânsito que a Praça da Sé. Mas estamos contentes com a experiência. Estreei o primeiro dia de Feira das Cantarinhas com a encomenda de um lenço , por isso só posso estar contente.

Aguardem notícias brevemente e até lá ...um excelente fim-de-semana e ...


neste primeiro domingo de Maio
Feliz dia da Mãe
para todas as mães do Mundo!!!

1 comentário:

Judite Pitta disse...

Parabéns, Borboleta pela participação, e pela encomenda do Lenço de Seda e principalmente pela sua determinação em divulgar a arte da pintura em Seda. Não se deixe porém influenciar negativamente pelas pessoas acharem caros os trabalhos, pois não o serão certamente dado que são peças unicas e que dá muito trabalho executá-las e além do mais, temos que valorizar este género de trabalho, custe o que custar.
O reconhecimento virá a seu tempo!
Um grande beijinho para si