quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Experiências com tinta seda especial de fixar a vapor (e que não levei para o Festival Gastronómico) em seda portuguesa






Esta primeira echarpe de 40 cm x 145cm (terceira e quarta imagens) foi pintada com as tintas próprias de pintar a seda para fixação a vapor . Pintei também outra echarpe de 45cm x 180 cm (primeira e segundas imagens) com franjas nas extremidades (Novidade!) com desenho semelhante mas usando azuis e preto e gutas prateada e verde .

A ideia era levar estas duas echarpes para expôr a tempo do Festival Gastronómico, mas infelizmente a velha panela de pressão da minha mãe estragou-se completamente quando eu mais precisava e já não deu para realizar o processo de fixação a vapor em pressão.

Sei que existe outra forma de fixar a vapor os lenços numa panela normal (conforme li nas revistas brasileiras dos produtos Prince) mas o processo é mais lento e necessita ainda de mais vigilância, cerca de 45 minutos ou uma hora. Daí que ainda não me propus a experimentar a técnica pois estou algo apreensiva em resultar numa má experiência...e os lenços (ainda) estão tão bonitos! Mas um dia destes...

Entretanto aqui ficam as imagens das echarpes após pintura e antes da fixação a vapor. E estes dois lenços em seda pongé nº5 e nº8 são de seda portuguesa SIM, mas do Brasil.
Volto a lembrar que estes lenços de seda não foram ainda fixados a vapor. Fiz questão em mostrar o antes para a seguir mostrar o depois. E obrigada pelo conselho que me deu hoje mesmo, Amiga Judite, vou ver se os fixo quanto antes!

8 comentários:

Judite Pitta disse...

PARABÉNS Ana Luisa. Estão um espectáculo as suas echarpes. Mas não percebo, já fixou as tintas ou ainda não? É que se não fixou tem que o fazer rapidamente pois pode acontecer algum precalço e o trabalho pode ficar "estregado" e é uma pena que estão mesmo lindas, sinceramente. Bjos.

Anónimo disse...

Olá, fazendo pesquisa aqui na internet achei teu blog e adorei. Estou começando a aprender a pintar em seda aqui no Brasil, fiquei curiosa para saber como vc faz a fixação na panela de pressão. Estou usando seda ponge 5 e 8 e o modo que aprendi (panela normal) acho demorado. se puder responder no meu e-mail: patriciamisturini@yahoo.com.br

Lili Detoni disse...

Olá, Ana Luísa!!! Amei seu blog e suas pinturas!! Estou fazendo um curso de pintura em seda e já estou confeccionando peças lindas!Espero trocar muitas idéias com vc, viu? Em breve, postarei fotos dos meus trabalhos em meu blog. Bjo da Lili!

Mara Hoffmann disse...

MARA HOFFMANN,disse:
ANA LUISA, que bela artista, que sensibilidade. Hoje procurando dicas para pintura em seda, "viajei" pela internet e com a graça de DEUS te achei. Teus trabalhos são lindos.Tenho vontade de aprender a pintar em seda, mais aqui em Florianopolis, Santa Catarina não encontrei nada. Tens apostilas? Já tenho umas noções de pintura, mais gostaria de aprimorar.E também revistas com aulas de pintura em seda não encontrei. se vendes apostila me dá um retorno. Desde já muito obrigada. MARA HOFFMANN

Christiane Coelho disse...

Ana, PARABENS.. lindo trabalho!!!
Fiquei curiosa quanto a fixação da seda na panela de pressão. Você pode me explicar? Sou aqui da Brasil e conheço o método da prince... Seria bem interessante conseguir fixar a seda mais rápido usando menos "combustível". Abraço. Christiane
chris.coelho@yahoo.com.br

scalzitti70@gmail.com disse...

Olá gostaria de saber como é esta técnica de fixar a vapor na panela de pressão. tem como me enviar?
Obrigada.
Regina Scalzitti

Jéssica disse...

Oi, adorei o blog.
sei como se faz a fixação a vapor em panela comum, mas como se faz a fixação a vapor na pressão?
Tem como me mandar por e-mail?

jecikoliveira@yahoo.com.br

Jéssica disse...

Oi, adorei o blog. gostaria de saber como é feita a fixação a vapor com pressão?

bjs.

jecikoliveira@yahoo.com.br